sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Plano de AULA – Matemática 
Professor: Fernando Helder  Cassimiro da Silva
TÍTULO: GRÁFICOS
Nível de Ensino:  Ensino Fundamental
Ano/Semestre de Estudo : 9° Ano
Duração da Aula: 2  aulas (50 min cada)
OBJETIVOS 
Ao final da aula, o aluno será capaz de:
Identificar gráficos; distinguir tipos de gráficos; interpretar e produzir gráficos; construir legendas; perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações; aplicar  uso de ferramentas digitais para fixação do conceito de gráficos.
PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS
Os alunos devem ter conhecimentos básicos de informática e noção básica de navegação na Internet.
RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO
Data show e sala de informática. (Graficos)
METODOLOGIA  
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS
O que são gráficos?
Para que servem os gráficos?
Você sabia que existem vários tipos de gráficos?
- O primeiro é formado a partir de duas linhas sendo uma na horizontal e uma vertical. Na linha horizontal estão estabelecidas as colunas que vão representar todas as variações de um determinado  assunto, a linha vertical mede a intensidade de variação.
Gráfico de colunas

- O segundo é formado basicamente por uma linha horizontal, uma vertical e uma outra linha que  apresenta as mudanças desenvolvidas em um determinado fenômeno ou assunto, as variações podem ser positivas ou negativas.
Gráfico de linha                                
-O terceiro é constituído por uma representação esférica ou circular que se divide de acordo com a proporção de um fenômeno ou tema. Os dados dispostos nos gráficos circulares são expressos em números ou em percentuais.
Gráfico circular (setor)

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/tipos-graficos.htm
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR
1ª aula
O(a) professor(a) poderá iniciar a aula levantando algumas questões sobre os gráficos. Sugerimos que pergunte aos(às) alunos(as) se eles(as) lembram o que é um gráfico, se têm noção da importância dos gráficos, se têm conhecimento de como são utilizados... Após a abordagem inicial poderá utilizar a lousa para fazer a representação de um gráfico de barras. Neste gráfico tanto pode ser  representado o total de alunos(as) por gênero, como o total de alunos(as) por faixa etária. Nesta  última situação, seria interessante a construção de uma tabela para melhor organização dos dados. 
O(a) professor(a) necessitará  chamar atenção dos(as) alunos(as) acerca de alguns aspectos como: 
título do gráfico, escala adequada, escalas que devem crescer da esquerda para a direita e de baixo para cima, medida uniforme das colunas, assim como a distância entre elas. Dando continuidade a aula, o(a) professor(a) convidará os(as) alunos(as) a assistir ao filme “Amigos da nutrição” (disponível em:Amigos da Nutrição 01). Depois de uma abordagem referente  à tématica do filme, deverá propor aos(às) alunos(as) que pesquisem na Internet dados sobre a desnutrição em algumas regiões do Brasil, bem como solicitar aos(às) alunos(as) uma exposição dos  dados por meio de um gráfico de barras, que deve ser construído no Excel. O(a) professor(a) deverá acompanhar os(as) alunos(as) durante a utilização do Excel, se for necessário. Depois do gráfico  construído, irá orientar os(as) alunos(as) a utilizar o editor de texto para registrar a atividade por  meio da opção copiar e colar (Ctrl + v e Ctrl + c), como também a salvar a atividade no Word, por  meio da opção “salvar como”. A atividade deve ser salvada no computador da escola.
2ª aula
O(a) professor(a) poderá convidar os(as) alunos(as) a pesquisar gráficos circulares na Internet. A  atividade deve ser feita em grupo. Após a escolha dos gráficos, cada grupo deve utilizar o editor de  texto para o registro da atividade, que deve ser feita por meio da opção copiar e colar (Ctr l+ c e  Ctrl + v) no mesmo documento usado na  1ª aula . Após a conclusão da atividade, os gráficos deverão ser apresentados para a turma e depois  expostos no mural das salas de aula. É importante que o(a) professor(a) chame atenção  deles(as) para o tipo de informação apresentada neste tipo de gráfico e todos os elementos que se  fazem presentes. Posteriormente, pedirá aos(às) alunos(as) que construam um gráfico de linha e de setor utilizando o Excel. O tipo de informação a ser apresentada ficará a critério do(a) aluno(a). Contudo, o(a) professor(a) deve chamar atenção dos(as) alunos(as) para a necessidade de inserir título, escala e assim por diante. Após a construção do gráfico,  poderá sugerir aos(às) alunos(as) que registrem a atividade no editor de texto por meio da opção  copiar e colar (Ctr + v e Ctrl + c) e que salvem a atividade no Word por meio da opção “salvar como”. Após o término da atividade poderá solicitar aos(às) alunos(as) que colem no mesmo documento  da 1ª aula.
Avaliação : Apresentação ao professor do documento gravado em Word realizado nas aulas.

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